Meta cumprida, em uma semana, nova marca e site novo no ar e sabe como isso tudo aconteceu? Eu simplesmente achei o meu caminho e assim fica bem mais fácil de ter um posicionamento claro e objetivo, não é mesmo? 

Esse artigo pode interessar a criadores de conteúdo, empreendedores, designer e, principalmente, a todos que desejam ter uma marca forte e um conteúdo autêntico para contar as suas histórias. 

O artigo poderia até se encaixar em um copywriter que, para quem não sabe, são texto mais publicitários, são cartas de vendas. Mas não é nada disso. Só resolvi contar uma história linda de uma marca que ficou mais moderna e atual e sobre ter colocado um site no ar em uma semana. Obviamente, que tive e tenho parceiros incríveis para ter conseguido isso. 

Lembrando que eu nem vendo marcas, nem sites, vendo conteúdo para marcas e pessoas e negócios.  

Bem, vamos lá! Eu não poderia falar da importância de uma marca forte para fazer branded content sem ter uma. Eu não poderia dizer para meus clientes que um site bem estruturado e com conteúdo autêntico, direto e relevante vende e não ter o meu, correto?

Importante dizer que eu tinha tudo isso, mas estava desatualizado. A INBOX Comunicação nasceu em 2012 e tinha um foco no mercado de alimentos e bebidas, assessoria de imprensa, etc.

Em 2017, a transformação digital, sobretudo no universo jornalístico, nos pegou em cheio grazadeus rsrs e, definitivamente começamos a produzir somente conteúdos digitais. Desde então, o site antigo e a logo não representavam mais a essência do negócio e nem tinham mais a ver comigo que, obviamente, sou a cara da marca.

No entanto, como as mudanças não são tão rápidas, principalmente em se tratando do nosso próprio negócio. Pois quando é para o cliente a gente faz no tempo certo, quem discorda? 

Aliás, mudanças são sempre complexas, envolvem sentimento, medo e incertezas. Evidentemente não foi fácil ter a certeza do que queríamos e de qual caminho iríamos seguir. O que nos guiou foi saber o que não queríamos mais para o negócio. Outro ponto importante foi o próprio mercado: cada vez mais começamos a ser procurados para fazer conteúdo digital e contar histórias de marcas, pessoas e negócios.

Sobre saber o que se quer, assim surgiu o novo posicionamento da Inbox Conteúdo

Em uma semana criamos uma nova logomarca e jogamos o antigo site no chão para dar lugar à INBOX CONTEÚDO, uma agência especializada em conteúdo digital e todas as interfaces desse mercado: branded content, storytelling, ghost writer digital, conteúdo estratégico, conteúdo autêntico, plano de conteúdo, entre outros formatos.

Quero deixar registrado aqui o agradecimento especial ao design mais foda do Brasil, o meu amigo Zé luiz Peixoto, que fez o redesign da marca, tornando-a muito mais leve e clean, seguindo a nova tendência em design, o flat design, um tipo de criação mais voltada ao estilo minimalista.

E o Zé é um cara incrivelmente perceptivo em acertar de cara o desejo e a essência do cliente. Junta-se a isso ao conhecimento dele sobre marcas e conhecendo a cliente, no caso eu, foi assertivo demais. Lembrando que a primeira marca da INBOX também foi criada por ele e não se deve mexer em time que está ganhando, não é mesmo? Poder pode, só não deve rsrs

E quem pode afirmar que sete anos é pouco para mudar uma marca? Isso tem mais a ver com o momento do negócio do que com o tempo em si.

Veja a transformação da marca:  

 

 

 

 

Com a nova marca aprovada e cheia de variações lindas para brincar nas redes sociais, fiquei muito motivada para começar a divulgar esse conteúdo. Esclarecendo que essas variações não são obrigatórias, mas com as redes em diferentes plataformas e a maior exposição da marca, é bem legal ir trocando a carinha dela. Eu pelo menos, gosto bastante disso e acredito ser uma tendência! 

E não importa se sua marca é pequena, média ou grande. Você pode imprimir a identidade e variações que quiser. E quanto mais variações, mais histórias para contar, para ajudar na fixação das pessoas à marca e por aí vai. 

Importante dizer que o que vende não é a beleza da marca, são os conteúdos autênticos e originais que você usa para contar as histórias dela. Não só conteúdos autênticos, como sequência de conteúdos, plano de conteúdo e frequência de publicações, mas essa é uma outra história.

Finalmente chegamos ao site, esse povo de conteúdo gosta de escrever, não é mesmo? 

Sobre um site lindo, com a cara do negócio e cheio de conteúdo autêntico

A minha palestra no Social Media Week SP chegando, eu cheia de entregas a fazer aos clientes, site antigo no ar e todo desconfigurado. O tempo apertou. Pensei: e agora? Se não chegasse ao evento com o site novo iria perder a chance de contar essa história ao vivo e a cores, além da frustração de não cumprir com a minha meta para a entrega do site. 

Sentei na cadeira e só levantei de lá com o conteúdo do site todo pronto. Claro que não foi só em um dia que fiz isso, foram três dias, e cada um deles ia evoluindo um pouco e o conteúdo tomando forma. Inclusive, gosto de deixar o texto descansar de um dia para o outro. É super importante para rever as ideias, consertar erros e saber se realmente esse caminho que estou imprimindo ao texto é o que eu gostaria. E isso funciona não só pra mim, como para os conteúdos de clientes.  

Em três dias, conteúdo finalizado e a alegria de, pela primeira vez, ter priorizado o meu negócio, o meu site e o meu conteúdo. Normalmente nunca sobra tempo para escrever para mim, mas é um hábito que pretendo exercitar mais. 

Para o desenvolvimento e criação do layout do novo site contei com outro super parceiro, o Binho (Fabiano) da Buider Design, uma agência que nasceu no final do ano passado, no final de 2018 e já entregou mais de 40 sites. Não dava para errar, tinha que ser muito assertiva, não tinha tempo. 

A importância de entregar o conteúdo completo do site

Entreguei o conteúdo todo pronto com imagens e tal e ele fez um esforço sobre-humano para resolver o meu problema de prazo. Tem coisas que só os amigos de verdade podem fazer por nós, como virar o fim de semana montando um site. 

Outra coisa que vale comentar e eu sempre digo aos meus clientes, um site não demora para ser criado por enrolação dos desenvolvedores. Na maioria das vezes não sai no prazo devido ao cliente não entregar o conteúdo. Já vivenciei isso inúmeras vezes. Ninguém dá o devido valor ao conteúdo, entrega tudo picado e a culpa é do desenvolvedor do site que enrola para entregar. Fica a dica! 

E veja o resultado, que coisa mais linda! Aproveita e entra na nossa home e descubra mais sobre como contar a sua história. 

Bem, audiência querida, se você chegou até aqui é porque gostou do texto. E talvez você esteja com sangue nos olhos também para começar a fortalecer a sua marca por meio de histórias relevantes e únicas. Bora colocar isso em prática?

Conteúdo é igual ao ditado: comer e coçar é só começar. Simplesmente comece e não vai mais parar, principalmente quando vir os resultados positivos de um bom marketing de conteúdo.

Vou deixar o link da minha última palestra no SMWSP, que aconteceu na semana passada, dia 12 de setembro, sobre ghost writer – jornalismo a serviço do conteúdo digital.

Palestra SMWSP 2019 – Veja na integra

E ai, vamos começar a contar a sua história?
Abraços e até a próxima!

Fernanda Lage é jornalista, co-criadora da Inbox Conteúdo e uma apaixonada por comunicação digital.