Eu precisei começar tudo de novo e posso dizer que dar alguns passinhos para trás me ajudou a pegar impulso, engrenar de vez e ir mais longe.
Já começo com a pergunta do call tô (de mineiro) action. O que você tem a dizer do ano mais maluco das nossas vidas? Qual foi o seu maior feito?
E tudo bem se para você o ano não tenha sido tão louco assim, mas tenho certeza de que terá histórias de 2020 para lembrar pelo resto da sua vida.
Eu gostaria mesmo de saber o que você tem a dizer, porque realmente acredito e vejo por mim, por pessoas próximas e por quem acompanho, que a gente produziu pra caramba, nos reinventamos, ficamos mais solícitos, passamos a dar mais valor às coisas simples e, talvez, tenhamos começado a enxergar um pouco mais os outros, além de nós mesmos.
Sim, a gente teve que dar alguns passinhos pra trás, e isso não só nos reconectou com valores que havíamos perdido como também nos impulsionou a ir mais longe. Bem, pelo menos comigo foi assim.
A lei da sobrevivência e a intuição falaram mais forte
Já trabalhava com marketing de conteúdo há alguns anos, mas existia algo que me impedia de soltar a minha própria voz, talvez porque estivesse sempre escrevendo para outras pessoas e atendendo clientes da Inbox Conteúdo, agência que fundei em 2015. Sempre deixava o meu marketing pessoal para outra hora.
No início da pandemia, ainda em abril, comecei a perder parte considerável dos meus clientes, ou a maioria deles reduziu as verbas e os jobs. A crise se instalava na minha empresa e me faltava equilíbrio emocional, diante das incertezas de como iria sair dessa situação, pagar as contas e sobreviver a este ano louco. Contudo, a instabilidade durou apenas 1 mês.
Foi justamente aproveitando o isolamento social forçado que comecei a contar minhas próprias histórias, me mudei para o litoral de São Paulo e passei realmente a viver do meu conteúdo. E, desde então, esses dedinhos não param mais de digitar, a cabeça não para de pensar em pauta, os assuntos proliferam, e a minha mente, que agora tem mais tempo de se conectar com a minha essência e meus valores, acabou me ajudando a tirar o pé do chão.
Foi aí que eu tive um insight de criar uma mentoria para ajudar as pessoas a destravarem seus conteúdos, nas redes sociais, sobretudo no Linkedin. Só que, para isso, eu precisava destravar o meu próprio conteúdo e colocar em prática o que eu sabia. Assim, as pessoas acreditariam no que eu estava falando.
- O resultado disso foi que, em apenas 6 meses, já treinei mais de 40 pessoas em mentorias individuais e em grupo. Já fiz mais de 10 lives com gente muito fera e querida, gravei 3 podcasts, escrevi mais de 15 artigos, ministrei 3 palestras, virei colunista da comunidade MDG – Marketing de Gentileza e fui moderadora do primeiro Summit de Food Service no Brasil.
11 pessoas para você seguir no Linkedin, que também têm muito a dizer sobre 2020
Adriana Balsanelli – Jornalista e assessora de imprensa especializada em cultura, Adriana atendia com exclusividade alguns dos grandes teatros e casas de espetáculos de São Paulo, que tiveram suas portas fechadas logo no início da pandemia. Adriana faz parte da história do surgimento dos espetáculos on-line e, assim como diversos artistas e demais profissionais que vivem de eventos e arte no Brasil, está se reinventando, reinventando seu negócio e aprendendo a produzir, difundir e divulgar o novo formato, sobretudo dos teatros.
Bia Granja – Cofundadora do Youpix, se consagrou como uma das pessoas mais influentes do Linkedin em 2020; na categoria Influencers, é a primeira edição dessa lista de top voices do Linkedin Brasil. Em um ano completamente fora da caixinha, Bia transformou o consagrado YOUPIX em um evento on-line, trazendo as principais tendências do ano para comunicação digital, com foco nos impactos da pandemia para o mercado. Bia é uma pessoa divertida e muito alto astral, sempre com aquele sorrisão no rosto e um mundo de ideias para propagar.
Débora Gikovate – Cozinheira, bióloga e food design, ela está à frente da Gikovate Doces, uma confeitaria intitulada por ela mesma como “democrática”. Com quase 40 anos de mercado e foco em food service, ela diversificou seus negócios na pandemia para atender também o consumidor final. Débora foi um grande presente em 2020, de mentorada a conselheira para assuntos diversos, ela chegou até mim por ser mãe de uma amiga e também pela minha relação com o setor, e assim tive o prazer de conhecê-la melhor. Defensora incansável do meio ambiente, ela atua em diversas frentes do mercado de alimentos em combate ao desperdício e por um mundo mais sustentável.
Fernanda Capriotti – Especialista em Recrutamento e Seleção, esteve por muitos anos à frente de grandes corporações e, em 2020, criou a Beeable – Contrate Certo Acelere Resultados. Fernanda também passou a produzir mais conteúdo para divulgar o seu negócio e fortalecer o seu marketing pessoal. Na estreia da sua newsletter no Linkedin, o artigo Conheça os softs e hards skills comuns entre as profissões do futuro rendeu mais de 3700 assinaturas. Vale muito acompanhar o trabalho dela.
Laís Vargas – Top Voices do Linkedin, escritora e cofundadora do Minimiza Apresentações, Laís contou que com a chegada da pandemia boa parte do seu faturamento ficou comprometido, pois era proveniente de treinamentos in company. Por conta disso, ela lançou novos treinamentos on-line, criou um podcast, um canal no Youtube, expandiu suas redes sociais e, consequentemente, contratou novos integrantes para o time Minimiza. Será que Laís soube enxergar as oportunidades diante da crise?
Laíze Damasceno – Top Voices do Linkedin, escritora e fundadora do Marketing de Gentileza, em 2020 Laíze parece estar com 24 horas a mais do que todo mundo no seu dia. Entre mentorias, treinamentos, palestras e demais atividades, ela fundou a 1ª comunidade e escola de marketing gentil e humanizado do Brasil. Por consequência disso, aumentou a sua equipe e vem fortalecendo muito o seu propósito, que é o de humanizar as relações digitais. A comunidade vem fazendo tanto sucesso, que Laíze foi convidada por várias emissoras e veículos de comunicação para falar sobre o novo negócio. Estou super orgulhosa de fazer parte disso.
Marcelo Gato – Especialista em Felicidade no Trabalho, professor, palestrante e empreendedor, ele ainda dedica boa parte do seu tempo ao mundo corporativo. Marcelo me contou com exclusividade que as palestras e apresentações multiplicaram absurdamente na pandemia. “Dei aulas em universidades, participei de eventos, iniciei um novo podcast – RH com H de homem e gravei inúmeras entrevistas! – contou. Marcelo participou do RHSUMMIT em 2020, e sua apresentação foi eleita a melhor palestra da trilha.
Sara de Araujo Faria – Engenheira química e gestora de alimentos, em 2020 fundou a Solucionária, empresa especializada em P&D, inovação e plant-based. Sara estreou no Linkedin em 2020, e seus artigos voltados para o universo de plant-based são um verdadeiro sucesso! Escolhi um deles para compartilhar: Nova onda de sorvetes plant-based! Vale muito a leitura! Eu tenho um orgulho danado de ter sido mentora da Sara no desenvolvimento desse caminho lindo de conteúdo que ela vem traçando.
Solange Vilella – Fundadora da Conexão Melhor Idade e gerente adm. Convergência. A Sol é um ser iluminado e que tem sempre uma palavra amiga para compartilhar. Ela está perto de se aposentar, depois de 20 anos na empresa, e por isso já estava em home office muito antes de a pandemia começar. Nesse novo formato de trabalho, ela conseguiu transformar seu projeto pessoal, a Conexão Melhor Idade, em uma empresa, desenhou um novo site, ajustou, planejou e criou parcerias. A Conexão é um Instituto lindo que tem como propósito valorizar e mostrar caminhos para pessoas acima de 60 anos com capacidade cognitiva e autonomia capazes de compartilhar e trocar experiências.
Virgínia Mendonça – Especialista em Segurança de Alimentos, engenheira de alimentos e auditora Food Safety, ela é coordenadora técnica há mais de 10 anos da SGS, empresa líder mundial no domínio da inspeção e certificação. Em 2020, Virgínia começou a produzir conteúdo com intenção de ajudar as pessoas a entenderem um pouco além das técnicas que regem o mercado de certificação de alimentos. Esses conteúdos a fizeram finalista do Prêmio Portal E-Food 2020, na categoria profissional colaborativo, e inclusive ainda dá tempo de votar, até dia 09 de dezembro. Ela foi uma das minhas primeiras alunas de mentoria de conteúdo :D.
Vitor Bastos – Fundador da Tambor Biz, uma agência de curadoria de gente, especialista em desenvolvimento de carreira de palestrantes, Vitor é um ser em mutação. Ele ajudou a transformar eventos presenciais de grande porte, como o SMWSP – Social Media Week e o YouPix Summit – maior evento de influenciadores do país, em eventos on-line em 2020. Além disso, ainda lançou o podcast Arte de Inspirar, com destaque para o episódio que tem a minha participação.
Essas foram e são as minhas inspirações no ano mais louco da nossa história, e ainda falta muita gente. Acredito que você também esteja acompanhando pessoas que estão fazendo limonada e alguns drinks com os limões deste ano de pandemia. Que tal me ajudar a engrossar o coro e me contar quem tem te inspirado ou quais foram os seus próprios feitos?
Do lado de cá, posso afirmar que 2020 será sempre lembrado pelo ano em que tive a oportunidade de parar, respirar e realmente construir algo em prol do meu marketing pessoal. E como? Contando histórias! Sim, estou vivendo de conteúdo.
Que os ensinamentos de 2020, sobretudo a oportunidade de reconexão com a nossa essência e as boas conquistas, continuem enraizadas em nossos pensamentos e movimentos para o próximo ano. Eu tenho fé 😀
Super beijo e até a próxima!
Comentários